O que é um trading plan?

O que é um trading plan?
O que é um trading plan?

Na internet, você pode encontrar milhares de esquemas de operação em bolsa, que prometem grandes resultados em um tempo curto. Preste atenção: só porque alguém pode estar se dando bem com um método próprio, não significa que ele vai funcionar para você.

Todos nós temos diferentes visões do mercado, níveis de tolerância ao risco e experiência de mercado.

Portanto, é importante ter seu próprio trading plan, e atualizá-lo à medida que você for conhecendo melhor o mercado.

Desenvolver um trading plan e ser fiel a ele são os dois ingredientes principais da disciplina do trading. E a disciplina é a pedra fundamental, quando se está construindo sua trajetória de um trader de sucesso.

Seu trading plan definirá o que você pretende fazer, por que, quando e como. Ele engloba sua personalidade como trader, suas expectativas pessoais, regras de gestão de riscos e muito mais.

Se você seguir um trading plan, ele o ajudará a limitar os erros no processo de trading e minimizará suas perdas.

Além disso, ter um plano para suas operações em bolsa pode eliminar no momento exato qualquer tomada de decisão equivocada.

Suas emoções podem levar você na direção errada, quando o dinheiro está em jogo, fazendo com que você tome decisões irracionais. Você não quer que isso aconteça.

A melhor maneira de prevenir que suas emoções fiquem no caminho é minimizar a reflexão, tendo um plano para cada ação potencial no mercado.

Assim que você estabelecer seu plano, saberá como agir em cada situação, rapidamente, mas sem ser irracional.

Por que você precisa de um trading plan?

Um modo de compreender a importância de ter um trading plan é pensar nele como um navegador GPS. Você define seu destino desejado e então o GPS capta sua localização e mostra como você pode chegar aonde quer.

Se você entrar em uma rua errada, seu GPS irá recalcular a rota e direcionar você de volta para o caminho certo.

É isso que o seu trading plan pode fazer por suas operações de trading: Ele irá mostrar onde você está no momento, como trader, e ajudará você a chegar a seu destino: os lucros constantes.

Negociar em bolsa sem ter um trading plan seria o mesmo que viajar de carro sem ter um GPS – uma péssima ideia.

Você está tentando alcançar os “Lucros Constantes”, mas como você não tem ideia se está seguindo na direção certa, muito provavelmente vai terminar pegando a direção errada.

Com um trading plan, você consegue saber se está seguindo na direção certa.

Como desenvolver um trading plan?

Desenvolver um trading plan envolve alguns passos simples.

Passo 1: Defina qual é a sua motivação

Determine a sua motivação para fazer trading e quanto tempo quer dedicar a isso. Pergunte-se por que você quer se tornar um trader e, a seguir, escreva quais metas quer alcançar com o trading.

Passo 2. Decida quanto tempo você pode comprometer com as operações de trading

Você pode negociar no mercado enquanto está no trabalho, ou terá que gerenciar suas negociações bem cedo, pela manhã, ou tarde da noite? Defina um cronograma, determinando quando será mais conveniente para você fazer as operações de trading online. Também é importante dedicar tempo suficiente preparando-se para o trading. Essa preparação inclui aprendizado, treinamento das suas estratégias e análise dos mercados.

Passo 3. Decida quanto capital você tem para investir como trader

Decida quanto dinheiro você pode dispor especificamente para as operações de trading. Você nunca deve arriscar mais do que tem cacife para perder. As negociações de ativos envolvem muitos riscos, e você pode acabar perdendo todo o seu capital investido.

Se você não tiver capital suficiente para começar a investir imediatamente, simule as operações de trading em uma conta demo, enquanto reúne o capital necessário.

Passo 4. Escolha uma relação risco-recompensa

Antes de começar as operações de trading, decida quanto risco você está preparado para assumir. Os preços de mercado estão sempre mudando e mesmo os instrumentos financeiros mais seguros têm um certo grau de risco.

Alguns traders iniciantes preferem assumir um risco menor, para sondar a profundidade das águas, enquanto outros assumem riscos maiores, na esperança de ter maiores lucros – essa decisão é totalmente sua.

É isso! Quatro passos muito simples, que irão ajudar você a começar seu próprio trading plan. Como você pode ver, o trading plan pode ter um papel imenso nas suas experiências de trading diárias. Planeje-se, para alcançar o sucesso!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*