O que é análise técnica e quando a aplicar

O que é análise técnica e quando a aplicar
O que é análise técnica e quando a aplicar

A análise técnica não é uma panaceia. É apenas uma ferramenta. Portanto, é melhor aprender quando e como a aplicar.

Vamos começar com os pontos negativos


Para entender melhor a análise técnica, é bom conhecer qual é a técnica oposta.
A análise fundamentalista tenta compreender o valor intrínseco de uma ação ao contextualizar o panorama mais amplo possível e combinar todas as coisas que possam afetar o valor da ação. Ela reúne informações de todos os lugares – balanços, demonstrações de resultados, declarações de fluxo de caixa, a situação da economia em geral, as condições políticas no país, a análise da concorrência, e assim por diante.

Por outro lado


A análise técnica concentra-se apenas no preço e no seu movimento histórico. Ela se aplica a ações, commodities, futuros etc. Basicamente, qualquer instrumento negociável ao qual se apliquem apenas as forças de oferta e procura. Se outros fatores importantes estiverem causando alterações no preço ou influenciando o mercado, a análise técnica não será capaz de compreender a lógica do mercado.

Quando aplicar

 

A análise técnica não é a solução ideal em todos os casos. E o trader deve saber quando a aplicar. Evidentemente, nem a análise fundamentalista nem a técnica proporcionam 100% de chance de sucesso. Algumas pessoas são especializadas em um dos dois tipos. Um trader experiente deve conhecer as ferramentas e identificar quando as aplicar. O melhor cenário para uma análise técnica envolve alta liquidez. Isso significa que as ações devem ser negociadas com intensidade e facilidade.

Ações de baixa liquidez podem sofrer grandes oscilações quando negociadas por investidores individuais, o que as torna inadequadas para análise técnica. Outro fator é a inexistência de quaisquer notícias de grande relevância. Acontecimentos como a morte repentina do CEO ou algum tipo de revolução política, ato terrorista etc. podem influenciar seriamente o movimento da cotação no mercado. Os analistas, como geralmente são chamados os especialistas em análise técnica, não são capazes de fazer suas previsões sobre os movimentos futuros do mercado. Antes de aplicar a análise técnica, recomenda-se verificar se todos esses fatores estão presentes.

Por que aplicar a análise técnica

Analistas acreditam que todas as informações necessárias sobre as tendências futuras no mercado estão escondidas no histórico do movimento da cotação. O preço é o reflexo único perfeito de todos os fatores que estiveram presentes em determinado momento no tempo. É por isso que, se você ler com atenção o histórico das oscilações, poderá revelar todas as informações necessárias para prever as tendências futuras. No fim das contas, cada análise de ação tenta identificar os pontos ideais para investir. Baixo em termos de risco, mas alto em termos de retorno.

A análise técnica é versátil. Seus princípios básicos poderiam ser aplicados universalmente; suas etapas básicas poderiam ser seguidas em outros casos. A melhor coisa é que você não precisa ter um mestrado em ciências econômicas para analisar um gráfico de índice. Sim, para analisar um gráfico é preciso dedicação e muito estudo, mas, acima de tudo, uma mente aberta.

Por que não aplicar 

Como qualquer tipo de análise, a análise técnica não faz de você um super-homem. Na maioria dos casos, os traders são extremamente objetivos e, quando aplicam determinados métodos analíticos, continuam sendo extremamente subjetivos. É por isso que se deve abordar um método e o mercado com a mente aberta. Porque, se você levar a sua mentalidade baixista, vai vê-la refletida no gráfico. Outro problema com esse tipo de análise é que muitas vezes ela ocorre tarde demais. A tendência é facilmente visível para todos, e a análise técnica só acaba confirmando algo que já é óbvio para todos. Outra coisa é que nem todos os sinais técnicos e padrões funcionam todas as vezes. Não existem regras absolutas, e cada sinal deve ser levado em consideração com outros fatores. Quando se trabalha com uma ação específica, ela sempre tem suas idiossincrasias.

Isso é tudo. Tecnicamente falando

Assim como acontece com todas as ferramentas, a análise técnica dá resultados diferentes, dependendo de quem a usa. Cada trader deve decidir se deseja usá-la ou não enquanto desenvolve a estratégia. Nem toda ferramenta é adequada para todo meste, não é mesmo? O importante é a dedicação. O desenvolvimento de uma estratégia exige persistência e objetividade. Mas grandes recompensas aguardam no final.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*