Тaxas de câmbio

Taxas de câmbio

A moeda estrangeira e os termos a ela relacionados são confusos. Entendemos isso e queremos ajudá-lo, reunindo tudo aqui para você, de maneira muito simples. O assunto deste artigo é taxas de câmbio, mas, para entender as taxas de câmbio, precisamos começar do início – moedas.

As noções básicas – Moedas

Você sabe o que são moedas, certo? O dinheiro usado em um país específico. Na Austrália, por exemplo, eles usam o dólar australiano. Moeda estrangeira é a moeda de um país diferente do seu.

Nas negociações on-line, as moedas sempre aparecem em pares, como um casal inseparável.

Vamos considerar AUD / USD como exemplo. Este par de moedas está avaliando o valor do dólar australiano em relação ao dólar dos Estados Unidos. A primeira moeda é conhecida como a moeda base e a segunda é a moeda de cotação.

O par de moedas mostra quanto da moeda de cotação (USD) é necessário para comprar a moeda base (AUD). Muito simples, né?!

Compra vs. Venda

Comprar moeda estrangeira significa que você está comprando uma moeda em troca da sua. Vender é o oposto – você está dando uma moeda estrangeira e recebendo a sua de volta. Ficou muito complicado?

Vamos usar USD como exemplo:

Compra: você dá AUD e recebe USD em troca

Venda: você dá USD e recebe AUD em troca

As taxas de compra e venda normalmente são diferentes, portanto, confirme qual é a taxa quando estiver negociando. Está vendo isso? É assim que chegamos à taxa de câmbio.

Então, o que são as taxas de câmbio?

As taxas de câmbio são o valor de uma moeda em relação a outra. Elas mudam para cada moeda e são afetadas por uma grande variedade de fatores diferentes. Toda moeda tem uma taxa de câmbio em relação a cada uma das outras moedas.

Digamos que, agora, um dólar australiano ($1) possa comprar 0,6581 USD e 70,834 JPY. Portanto, se você trocasse 2.000 dólares australianos, receberia 1.316,20 USD e 141.668 JPY.

Como calcular as taxas de câmbio?

Mesmo que você ainda não esteja no ramo das negociações cambiais, em algum momento de sua vida, você precisou calcular taxas de câmbio.

O cálculo de uma taxa cambial é simples, mas pode mudar no dia-a-dia. Digamos que a taxa de câmbio do euro seja 0,825835. Isso significa um dólar dos EUA. O dólar pode ser trocado por 0,825835 euros.

Para descobrir quanto valem dois euros em dólares dos EUA, divida 1 (referente a um dólar) por 0,825835 para calcular quantos dólares americanos um euro vale: $1,21.

Portanto:

1 USD = 0,825835 Euros

1 Euro = 1,21090 USD

Tipos de taxas de câmbio

Quando dissemos que vamos explicar tudo sobre as taxas de câmbio, queríamos dizer TUDO, inclusive os tipos com os quais você precisa se familiarizar.

Basicamente, existem dois tipos de taxas de câmbio:

Flexível

A maioria das taxas de câmbio que você encontrará são taxas de câmbio flexíveis. Isso significa que a taxa de câmbio pode aumentar ou diminuir com base em fatores econômicos. Essas situações podem mudar diariamente, geralmente por pequenas frações.

Taxas de câmbio flexíveis entre moedas são definidas por um mercado de câmbio. Os mercados cambiais regulam os preços pelos quais os investidores estão trocando uma moeda por outra.

Por exemplo, para uma taxa de câmbio flexível, podemos observar as mudanças entre os Estados Unidos e o Canadá. Em abril de 2017, um dólar dos EUA valia $1,28 dólares canadenses.

Entre abril e agosto de 2017, o valor caiu quase oito centavos, tornando o dólar canadense um pouco mais forte na troca.

Digamos que você tivesse saído de férias para as Cataratas do Niágara, no Canadá, em maio de 2017. O seu dólar americano valeria $1,37 dólares canadenses, dando a você um maior poder de compra.

Mas se você fizesse a mesma viagem em setembro de 2017, o seu dólar americano valeria apenas $1,21 dólares canadenses, uma grande perda na força da moeda.

Fixa

Uma taxa de câmbio fixa é quando um país controla a taxa de câmbio de sua moeda em relação a unidades monetárias externas.

Pense assim: taxas de câmbio fixas visam manter uma taxa de câmbio “estável”, controlando quanto vale a moeda estrangeira, enquanto taxas de câmbio flexíveis baseiam-se em vários fatores econômicos, inclusive a força da saúde financeira geral de uma nação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*