Tudo que você precisa saber sobre o mercado de ações

Mercado de ações

Nos últimos anos, investir no mercado de ações vem se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. E se você está pretendendo começar a investir a sério ou apenas curioso para experimentar, entender como o mercado funciona antes de investir é importantíssimo.

O que é o mercado de ações?

O mercado de ações representa uma série de mercados e bolsas de todo o mundo. Nesses mercados, comprar, vender e emitir ações de empresas de capital aberto são atividades regulares.

As ações não são o único ativo que pode ser negociado no mercado de ações, outros instrumentos financeiros como ETFs (fundos de índices), commodities, moedas, títulos de dívida e CFDs (contratos por diferença) também são negociados.

O que torna o mercado de ações único é o fato dele ser on-line e descentralizado — qualquer pessoa com acesso à internet, em qualquer lugar do mundo, pode acessar o mercado de ações. Centenas de milhares de investidores operam no mercado ao mesmo tempo, o que faz dele dinâmico e extremamente líquido.

Os mercados mais populares

Há 60 grandes mercados de ações no mundo, e 16 deles são conhecidos como o “Clube do Trilhão”. Cada um desses mercados tem uma capitalização total de mercado de mais de US$ 1 trilhão.

As 16 bolsas de valores mais populares são: NYSE (Bolsa de Valores de Nova Iorque), NASDAQ, JPX (Japan Exchange Group), LSE (Bolsa de Valores de Londres), SSE (Bolsa de Valores de Xangai), SEHK (Bolsa de Valores de Hong Kong), Euronext, SZSE (Bolsa de Valores de Shenzhen), TSX (Grupo TMX), BSE (Bolsa de Valores de Mumbai), NSE (Bolsa Nacional da Índia), ASX (Bolsa de Valores da Austrália), Deutsche Börse, SIX Swiss Exchange, KRX (Korea Exchange) e Nasdaq Nordic Exchanges.

Os participantes do mercado de ações

Há diversos tipos de participantes no mercado de ações — operadores de curto prazo e investidores de longo prazo são apenas dois deles.

Há outros cinco principais participantes no mercado de ações:

  • Corretores de ações – profissionais licenciados que compram e vendem ativos para os investidores, agindo como intermediários entre os investidores e o mercado;
  • Banqueiros de investimentos – representantes de empresas que desejam abrir o capital através de um IPO (oferta pública inicial);
  • Criadores de mercados – intermediadores que promovem a negociação de ações; eles lucram com a diferença entre os preços de compra e venda e ajudam a garantir a liquidez do mercado;
  • Agentes de custódia – provedores de serviços que guardam (custodiam) os valores mobiliários do investidor para minimizar o risco de roubo ou perda;
  • Gestores de carteiras – profissionais que investem em portfólios (carteiras de investimentos) para empresas de fundos mútuos, fundos de cobertura e fundos de pensão.

Em que horário o mercado de ações funciona?

O mercado de ações é composto por diversas bolsas, e os horários de operação variam. Em geral, os mercados funcionam de segunda à sexta, toda semana. Aqui estão os horários de funcionamento de diferentes mercados:

  • Horários de negociação nos EUA e Canadá – NYSE (negociação regular das 9:30h às 16:00h, hora local), NASDAQ (pré-abertura das 4:00h às 9:30h, hora local, after-market das 16:00h às 20:00h, negociação regular das 9:30h às 16:00h), Bolsa de Valores de Toronto (negociação regular das 09:30h às 16:00h, hora local, sem intervalo para almoço);
  • Horários de negociação na Europa – Bolsa de Valores de Londres (negociação regular das 8:00h às 16:30h, hora local, sem intervalo para almoço), Euronext (negociação regular das 9:00h às 17:30h, hora local, sem intervalo para almoço), Swiss Exchange (negociação regular das 9:00h às 17:30h, hora local, sem intervalo para almoço);
  • Horários de negociação na Ásia – Bolsa de Valores de Xangai (negociação regular das 9:30h às 15:00h, hora local, intervalo para almoço de 11:30h às 13:00h), Bolsa de Valores de Tóquio (negociação regular das 9:30h às 15:00h, hora local, intervalo para almoço das 11:30h às 12:30h), Bolsa de Valores de Hong Kong (negociação regular das 9:30h às 16:00h, hora local, intervalo para almoço das 12:00 às 13:00h).

Melhores ações para investir

Cada investidor tem sua própria estratégia, objetivos e preferências de investimento, escolhendo diferentes ações conforme seu estilo de investimento. Dito isso, cada investidor tem sua própria ideia das ações “perfeitas” para investir.

A maioria dos investidores busca ações que estão se valorizando, com alto volume e liquidez. É importante que você pesquise antes de decidir investir. Uma ação pode estar se saindo bem por um tempo, mas isso não significa que não cairá durante períodos difíceis — o mercado pode ser imprevisível.

As melhores ações para negociar são as ações mais baratas (abaixo do valor patrimonial), ações com o maior momentum (aceleração dos preços) e ações com o crescimento mais rápido.

Este ano, as ações mais baratas são NRG (NRG Energy Inc.), VIAC (ViacomCBS Inc.), UAL (United Airlines Holdings Inc.); as ações com maior momentum são NEM (Newmont Corp.), AMD (Advanced Micro Devices Inc.), MKTX (MarketAxess Holdings Inc.), SPY (S&P 500); as ações com o crescimento mais rápido são GILD (Gilead Sciences Inc.), NEM (Newmont Corp.), NOW (ServiceNow Inc.).

A pandemia de coronavírus trouxe grandes mudanças no mercado, e alguns investidores estão buscando investir em ações que sofreram uma grande queda de valor recentemente, como Facebook, Netflix, Etsy, Snap, Pinterest, Canopy Growth e outras.

Certifique-se de escolher ações adequadas ao seu estilo de investimento e buscar as melhores ações para você.

Por que vale a pena investir no mercado de ações?

Os investimentos on-line proporcionam uma maneira de ganhar dinheiro que é flexível, rápida e fácil de aprender. Você pode negociar usando o celular durante seu tempo livre, sem precisar deixar seu emprego para investir.

O mercado exige um investimento mínimo e proporciona um ótimo retorno rápido.

Qualquer um pode se tornar um investidor on-line se dedicar tempo para aprender sobre os mercados, e há inúmeras corretoras que oferecem treinamento gratuito e um gerente de conta pessoal para orientar os investidores.

Avalie este artigo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*