A negociação on-line pode parecer confusa e difícil de entender a princípio e é aí que as ferramentas entram. As plataformas de negociação têm ferramentas integradas, projetadas para ajudar os investidores a tomar decisões mais bem informadas. Os gráficos de moeda são uma das ferramentas mais importantes e informativas usadas pelos investidores.
Os gráficos de moedas, também chamados de gráficos de preços ou gráficos ao vivo, fornecem uma representação visual de um par de moedas ou dos movimentos passados e futuros de um ativo. Existem diferentes períodos de tempo que os investidores podem definir em seus gráficos – horas, dias, meses, anos – para ver quais foram os movimentos passados do ativo e uma previsão de seus movimentos futuros.
Existem três tipos principais de gráficos de moeda: gráficos de linhas, gráficos de barras e gráficos de velas.
Gráficos de linhas
Os gráficos de linhas são o tipo mais básico de gráfico ao vivo. Eles não oferecem muita informação e geralmente são usados principalmente por traders iniciantes. Um gráfico de linhas geralmente começa e termina com preços de fechamento – mostra a imagem geral do preço de fechamento de um ativo por um período definido.
Os gráficos de linhas podem ser usados para identificar tendências gerais ou padrões de grande escala, mas não fornecem mais detalhes aos investidores.
Como ler gráficos de linhas
Para ler um gráfico de linhas, os investidores seguem as linhas e procuram tendências em seus movimentos – subidas ou descidas acentuadas, pontos de interseção ou padrões repetidos. Isso pode ajudar a determinar um padrão futuro para o movimento dos preços do ativo.
Gráficos de barras
Os gráficos de barras, também chamados de gráficos de barras OHLC, fornecem mais informações do que os gráficos de linhas. A sigla OHLC significa open, high, low e close (abertura, alta, baixa e fechamento) – todas as informações contidas em uma barra. O gráfico de barras mostra o preço de abertura de um ativo, o preço mais alto para o período escolhido, o preço mais baixo para o período e o preço de fechamento.
Os gráficos de barras são usados pelos investidores para verificar se os vendedores ou compradores estão no controle do mercado em um determinado período, o que pode ajudá-los a decidir se devem comprar ou vender, e prever futuros movimentos do mercado.
Como ler gráficos de barras
Os gráficos de barras, embora sejam um pouco mais complicados do que os gráficos de linhas, não são tão difíceis de ler.
A parte inferior da barra mostra o preço mais baixo de um ativo para o intervalo de tempo escolhido, enquanto a parte superior da barra mostra o preço mais alto para o intervalo de tempo escolhido.
Um traço horizontal no lado esquerdo da barra mostra o preço de abertura de um ativo e um traço horizontal no lado direito mostra o preço de fechamento para o período escolhido.
Se um gráfico colorido for usado, as barras verdes indicam que o preço de fechamento é superior ao preço de abertura e as barras vermelhas indicam que o preço de fechamento é inferior ao preço de abertura.
Gráficos de velas
Os gráficos de velas foram inventados no Japão no século XVIII. As velas mostram as mesmas informações que os gráficos de barras – aberturas, altas, baixas e fechamentos (OHLC), mas também fornecem informações sobre a emoção dos traders.
Os investidores usam gráficos de velas para ajudá-los a ver a possível direção futura do preço no curto prazo.
Como ler gráficos de velas
Os gráficos de velas recebem esse nome pela aparência – como uma vela.
O corpo da vela representa a faixa de preço de um ativo, da abertura ao fechamento, para um intervalo escolhido. Se o corpo estiver preto/cheio, isso significa que o preço de fechamento foi menor que o preço de abertura. Se o corpo estiver branco/vazio, isso significa que o preço de fechamento foi mais alto do que o preço de abertura no período especificado.
As linhas verticais nas extremidades da vela são chamadas de sombras. A sombra na parte superior da vela mostra o preço mais alto do ativo para o intervalo de tempo escolhido e a sombra na parte inferior mostra o preço mais baixo para o intervalo de tempo escolhido.
Em conclusão
Todos os três tipos de gráficos são ferramentas muito úteis para qualquer tipo de investidor. Eles podem ser usados para prever movimentos futuros, analisando o comportamento passado dos ativos escolhidos pelos investidores.
Os gráficos de linhas são usados principalmente por investidores inexperientes, pois fornecem uma representação gráfica clara dos movimentos de preços de um ativo e são fáceis de ler.
Os investidores mais experientes podem preferir usar gráficos de barra e gráficos de velas, que fornecem mais informações.
Existe um gráfico adequado para cada situação e tipo de investidor. No final, os investidores devem tentar usar os três tipos em momentos diferentes para garantir que eles obtenham o máximo de informações sobre movimentos e previsões do mercado antes de negociar.
Faça um comentário