O que é uma ação? Começando no mundo financeiro

O que é uma ação?

As ações são muito mais do que meras frações do capital social de uma corporação. Elas representam segmentos do valor total de uma empresa, cada um deles detido por um indivíduo conhecido como acionista, e refletem a parte da empresa que pertence a ele.   

Embora o conceito de ações possa parecer simples, há muito mais em sua operação e variedade que merece uma explicação detalhada. Por esse motivo, queremos deixá-lo com este artigo, no qual explicaremos o que é uma ação, seus tipos mais comuns e como você pode comprar uma. 

Ações: uma definição para iniciantes 

Uma ação é definida como uma parte do capital de uma empresa, alocada aos investidores. Essas ações iguais tornam os investidores proprietários de uma parte proporcional da empresa.   

O valor combinado de todas as ações de uma empresa é conhecido como capitalização de mercado. As ações não representam apenas propriedade, mas também conferem direitos, como receber informações atualizadas sobre a empresa, participar e votar em assembleias gerais e obter dividendos.  

Para simplificar, podemos dizer que uma ação é um “pedaço de papel” que representa uma parte de uma empresa. Quando uma empresa é estabelecida e decide vender algumas dessas ações em um mercado regulamentado, como a bolsa de valores, o valor das ações não depende mais apenas do capital inicial, mas também de fatores externos, como a reputação da empresa e a oferta e demanda no mercado.  

As ações surgem com a criação de uma sociedade anônima, em que o capital social, contribuído pelos acionistas fundadores, é dividido em ações. As empresas podem optar por abrir o capital e emitir novas ações para financiar seu crescimento ou novos projetos. Os investidores adquirem essas ações buscando um retorno, seja vendendo-as a um preço mais alto ou recebendo dividendos. 

O que é uma ação
Uma ação é definida como uma parte do capital de uma empresa

Tipos de ações disponíveis 

Você sabia que há vários tipos de ações no mercado? Você deve conhecê-los para obter melhores informações, especialmente se estiver começando nesse mundo de negociações: 

Ações Ordinárias 

Essas são as formas mais básicas e comuns de ações. Quando falamos de “ações” no sentido geral, geralmente nos referimos a ações ordinárias. Esses títulos conferem plenos direitos a seus titulares, inclusive o direito de votar em assembleias gerais e de receber uma parte dos dividendos declarados pela empresa.   

Embora ofereçam grandes benefícios em termos de crescimento de capital, as ações ordinárias também envolvem maior risco, uma vez que, em caso de liquidação, os acionistas ordinários só recebem pagamentos depois que todas as dívidas e obrigações para com os acionistas preferenciais tiverem sido satisfeitas.  

Ações Privilegiadas (Preferenciais) 

Essas ações combinam características de ações e títulos. Elas oferecem um dividendo fixo e geralmente não concedem direito a voto. A principal vantagem das ações preferenciais é que elas têm prioridade sobre as ações ordinárias em termos de pagamento de dividendos e também na distribuição de ativos em caso de liquidação da empresa. 

Ações sem direito a voto 

Em algumas empresas, especialmente aquelas que desejam levantar capital sem diluir o controle, são emitidas ações sem direito a voto. Esses títulos permitem que os investidores se beneficiem do crescimento e dos dividendos da empresa, mas sem influenciar as decisões ou a estratégia da administração. Muitas vezes, essas ações oferecem benefícios econômicos adicionais para compensar a falta de direitos de voto. 

Ações de resgate 

Únicas em sua flexibilidade, essas ações podem ser recompradas ou resgatadas pela empresa emissora após um período específico ou sob determinadas condições. Esse mecanismo oferece às empresas uma ferramenta valiosa para gerenciar sua estrutura de capital e ajustar sua base de acionistas. 

Valor de uma ação: qual é o seu preço?  

O valor de uma ação flutua no mercado de ações, dependendo da oferta e da demanda. Esse valor depende de como os investidores percebem a empresa, seu desempenho financeiro, estratégias de crescimento e o contexto econômico geral e, portanto, o valor ou custo de uma ação nunca será fixo.  

Portanto, o valor ou o custo de uma ação nunca será fixo. Você já ouviu falar de uma queda no preço das ações? Isso se deve a decisões, notícias ou até mesmo escândalos de seus gerentes. É por isso que é sempre importante se informar sobre a situação atual da empresa antes de comprar, a fim de tomar uma decisão melhor. 

O que é uma ação? 1
odemos dizer que uma ação é um “pedaço de papel” que representa uma parte de uma empresa.

Como comprar ações. Agora disponível on-line 

Para comprar ou vender ações, os investidores devem usar intermediários autorizados, como bancos ou empresas de serviços de investimento. Ao abrir uma conta de títulos em uma corretora, os investidores podem negociar no mercado de ações. Esses intermediários cobram taxas por seus serviços, que incluem a execução de ordens de compra e venda, consultoria e análise de mercado. A vantagem atual é que isso pode ser feito on-line, facilitando o acesso ao investimento em ações. 

Conclusão 

Entender o que são ações e como elas funcionam é um primeiro passo essencial para qualquer pessoa interessada no mundo das negociações. Com plataformas de investimento e corretoras disponíveis on-line, investir em ações nunca foi tão acessível. Se você estiver pronto para começar, a Warren Bowie & Smith está aqui para orientá-lo em cada etapa de sua jornada de investimento. 

Avalie este artigo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*